top of page

segurança

Escalada é um esporte de risco. Você é o único responsável pela sua segurança. Saiba com quem está escalando, verifique se o crashs estão posicionados, confira se sua SEG está atenta e assuma todas as responsabilidades. Muitos acidentes podem ser evitados apenas com comprometimento e atenção entre escalador e SEG.

SEGURANÇA EM BOULDER

1– O SEG tem obrigação de manter 100% da atenção no escalador.

 

Se não estiver afim, não se julgar capaz, ou não souber o que está fazendo, não dê a segurança de corpo para o seu parceiro.

 

2- O SEG deve sempre manter ambos os braços erguidos e os pés bem firmes ao solo, preparados para receber um “empurrão” a qualquer momento.

 

3- O SEG deve manter as mãos abertas, conscientes e próximas ao escalador. Mão mole não serve e, pode lesionar seus dedos e/ou punho.

 

4 - O SEG não necessariamente deve ficar abaixo do escalador, mas sim posicionado onde o "pouso" possa ocorrer em cada movimento.

 

Prever a direção das quedas também protege o próprio SEG, evitando que o escalador caia diretamente em cima do segurança.

5- O SEG nunca deverá tentar segurar ou carregar o escalador mas sim escorá-lo de maneira segura para que caia sobre o crashpad. É importante, sempre que possível, fazer com que a "aterrisagem" aconteça de pé, sem bater as costas e principalmente a cabeça

 

6- A parte do corpo a ser segurada durante a queda depende muito da escalada que está sendo realizada. O SEG deve visar sempre acima do centro de gravidade (caso contrário ele poderá desequilibrar e virar o escalador de cabeça para o chão).

 

- Em problemas mais verticais, o centro de gravidade fica na "região glútea" portanto o SEG deve mirar a cintura do escaladora. Já em homens o centro de gravidade está na região dos ombros.

- Já em tetos ou "overhangs", o centro de gravidade sobe para a região da cintura e o SEG deverá direcionar a queda por debaixo dos braços do escalador.

- Em caso do escalador ainda estar próximo ao chão, o SEG deve manter as mãos próximas às costas e à cabeça.

 

7– É fundamental deslocar o crashpad cuidadosamente conforme o escalador progride.

 

8- Highballs: quantidade de SEGS e crashpads precisam aumentar, assim como o comprometimento do escalador.

 

A partir de uma determinada altura a segurança de corpo perde a eficácia e se torna perigosa até para o SEG. Não poderá caber displicência dentro do comprometimento ao entrar em um highball: nunca subestimar blocos altos por mais fáceis que sejam, ou mesmo que você já o tenha escalado inúmeras vezes.

 

bottom of page