

Segurança
Escalada é um esporte de risco. Você é o único responsável pela sua segurança. Antes de começar, verifique com quem está escalando, confira se os crashpads estão bem posicionados, e garanta que seu SEG esteja atento e preparado.
Muitos acidentes podem ser evitados com comprometimento, comunicação e atenção mútua entre escalador e SEG.
👀 O SEG tem a obrigação de manter 100% da atenção no escalador.
Se você não estiver afim, não se sentir capaz ou não souber o que está fazendo, não ofereça a segurança de corpo ao seu parceiro.
🤲🏽 O SEG deve manter ambos os braços erguidos e os pés firmes no solo, sempre preparados para receber um “empurrão” a qualquer momento. Estar posicionado de forma estratégica é fundamental para garantir a segurança.
✋ Mantenha as mãos abertas, firmes e próximas ao escalador.
Mão mole não serve! Tenha controle e atenção para evitar lesões nos dedos e punhos.
🚶♂️ O SEG não precisa necessariamente ficar diretamente abaixo do escalador, mas sim posicionado de forma que consiga proteger o "pouso" durante cada movimento.
Antecipar a direção das quedas também é essencial para a proteção do SEG, evitando que o escalador caia diretamente sobre ele.
🙆♀️ O SEG nunca deve tentar segurar ou carregar o escalador.
A função é escorá-lo de maneira segura para que ele caia de forma controlada sobre o crashpad. Sempre que possível, assegure que a "aterrissagem" aconteça de pé, sem bater as costas ou a cabeça.
🖐️ A parte do corpo a ser segurada depende da situação da escalada.
-
Em problemas mais verticais, o centro de gravidade do escalador está na região glútea, portanto, o SEG deve mirar na cintura. Em homens, o centro de gravidade está mais alto, na região dos ombros.
-
Em tetos ou overhangs, o centro de gravidade sob a cintura, e o SEG deve dirigir a queda debaixo dos braços do escalador.
-
Se o escalador ainda estiver perto do chão, o SEG deve focar em proteger as costas e a cabeça.
🔄 Desloque o crashpad com cuidado conforme o escalador progride.
Não deixe de ajustar o crashpad para garantir que a aterrissagem seja segura a todo momento.
🧗♀️ Highballs: o número de SEGs e crashpads deve aumentar, assim como o comprometimento do escalador. Quanto maior a altura, maior o risco. Quando a altura ultrapassa um certo limite, a segurança de corpo perde eficácia e se torna perigosa, até mesmo para o SEG. Nunca subestime blocos altos, mesmo que pareçam fáceis ou você já tenha escalado muitas vezes. A segurança deve ser sempre priorizada!